top of page

 

Estação de Agricultura Irrigada de Parnamirim - EAIP

O sistema silvipastoril pode ser uma alternativa econômica interessante para a pecuária explorada na Caatinga. Neste sistema é comum ocorrer aumento do desempenho animal por vários motivos, tais com: melhor conforto térmico para os animais, dieta de boa qualidade, controle de endoparasitas por meio da ingestão das folhas de nim e maior oferta de forragem. Outra vantagem deste sistema para os pecuaristas é a possibilidade de renda alternativa com a venda de produtos florestais, tais como: madeira, sementes, óleos, etc.

 

 Sendo assim, o experimento consiste na implantação de quatro sistemas silvipastoris utilizando o capim-corrente. A gramínea será cultivada em consórcio com as espécies florestais  Caesalpinia ferrea Mart. Ex Tul. var. ferrea (Pau Ferro), Anadenanthera macrocarpa (Benth.) Brenan (Angico vermelho), Handroanthus cristatus (A.H.Gentry) S. O Grose (Ipê Amarelo) e Azadirachta indica (Nim).

 

Este experimento tem como objetivo avaliar a viabilidade econômica, a produção de madeira, a curva de crescimento das espécies florestais, bem como, variáveis a respeito da fertilidade e física do solo, produção e composição química da gramínea. Espera-se ao fim do mesmo recomendar um ou mais de um sistema silvipastoril para a região do sertão central de Pernambuco. Os professores Vicente Imbroisi Teixeira, Marilene Maria de Lima, Luzia Ferreira da Silva, Maurício Luiz de Melo V. Leite e Wellington Jorge Cavalcanti Lundgren da UAST/UFRPE estão envolvidos no projeto .

Implantação de Projeto Silvipastoril - EAIP/PARNAMIRIM

bottom of page