top of page

 

Estação de Agricultura Irrigada de Parnamirim - EAIP

Aconteceu no final de novembro na cidade de Ouricuri-PE, a eleição para escolha da nova diretoria da Federação Pernambucana de Apicultura e Meliponicultura. O evento, que foi realizado na escola Felipe Coelho, contou com a presença do antigo presidente, Idelfonso Lima;  Carlos José - representante da CODEVASF;  secretários de agricultura e desenvolvimento rural de diversos municípios do sertao do Araripe; representantes das ONG"s caatinga e chapada, e ainda representantes do IPA.

 

Flávio Alencar Lustosa que é o responsável pelo setor de apicultura em nossa Estação, foi eleito vice-presidente da federação.

 

 

 

COMPOSIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DA FEDERAÇÃO DE APICULTURA E MELIPONICULTURA DO ESTADO DE PERNAMBUCO:

 

 

 

PRESIDENTE: João Luiz Aleixo                                         VICE PRESIDENTE: Flávio Alencar Lustosa do Nascimento

 

1º Secretário: Luiz Gonzaga Mascarenhas                       2º Secretário: jonh Emerson do Nascimento

 

1º tesoureiro: Valdir trindade                                            2º Tesoureiro: Expedita Maria da Conceição

 

 

 

CONSELHO FISCAL EFETIVO:                                        CONSELHO FISCAL SUPLENTE:

 

 1º Firmino Afonso da Silva                                              Manoel Hélio Monteiro Filho 

 2º Neilton Costa de Lima                                                 José Gomes Guimarães

 3º Severino Batista Silva                                                 Augustinho Paes

 

 

Alguns integrantes da Federação participaram do III CONGRESSO NORDESTINO DE APICULTURA E MELIPONICULTURA, realizado em Campina Grande-PB, no período de 19 a 22 de novembro.

 

 

Como uma das primeitas atividades/conquistas, a equipe da nova diretoria da Federação não mediu esforços no intuito de trazer para nossa região, o IV Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura, a ser realizado em 2015, na cidade de Gravatá-PE.  O congresso será focado na preservação do meio ambiente e na sustentabilidade ecológica da região nordestina. Iremos difundir o papel ecológico e social da Umburana (Amburana claudii (Fr. All.) A. C. Smith) na cadeia produtiva do mel. Por ser uma espécie de destaque na meliponicultura, e uma árvore muito procurada pelas abelhas nativas para construção de seus ninhos, é racionalmente correto difundirmos esta teoria distribuindo mudas aos participantes do congresso, bem como explicar através de exemplos práticos a sua importância na cadeia produtiva, diz o vice-presidente da Federação, Flávio Alencar.

Fortalecer as cooperativas e as associações do estado é uma de nossas prioridades, pois a apicultura é uma boa opção  por proporcionar o aumento de renda através da oportunidade de aproveitamento da potencialidade natural do meio ambiente e de sua capacidade produtiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

                          

 

 

 

 

 

 

 

Eleição para escolha da nova diretoria da Federação Pernambucana de Apicultura e Meliponicultura e III Congresso Nordestino de Apicultura

bottom of page