Estação de Agricultura Irrigada de Parnamirim - EAIP
Mesmo com escassez de recursos, a EAIP se mantém viva e atuante, independente de muitas dificuldades, contamos com uma infra-estrutura adequada a realização de atividades de ensino presencial, ensino a distância, pesquisa e extensão relacionados à fruticultura, avicultura, viveirismo, mecanização agrícola, cultivo de grandes e pequenas culturas, olericultura, horticultura, máquinas e motores agrícolas, atividades relacionadas a silvicultura, irrigação, criação de pequenos animais domésticos, dentre outras possibilidades que a área física da EAIP proporciona.
Possuindo uma área total de 59 hectares, e passando em seus domínios um fluxo d’água intermitente, o rio Brígida, a EAIP possibilita assim a realização de várias atividades que dependam diretamente do consumo de água de boa qualidade.
Para acomodação de pessoal referente a atividades de ensino que necessitarem de estadia, a EAIP conta com alojamento de boa qualidade, mobiliado e quartos com ar-condicionado com uma capacidade de atender até 18 pessoas.
'
A Estação de Agricultura Irrigada de Parnamirim – EAIP, instalada na região do sertão central de Pernambuco, iniciou seu funcionamento na década de 80 com o objetivo de contribuir para a melhoria do desempenho de algumas atividades existentes na região, como avicultura, bovinocultura, suinocultura e apicultura. Mesmo com a distância geográfica entre a sede, situada no Recife e a estação em Parnamirim, servíamos como referência e solução para muitas atividades e alguns problemas relacionados ao dia-a-dia do homem do campo. Projetos de avicultura e apicultura tinham participação direta de produtores e pequenos criadores da região, facilitando assim o intercambio entre a comunidade cientifica e a população em geral. Com a criação da Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST, em 2006, a EAIP passa a ser ligada a Serra Talhada, distando 150 km de Parnamirim. O resultado dessa ligação foi um ganho em potencial para a UAST, pois a mesma se beneficiava de toda a estrutura que a EAIP possuía naquela época.
Abaixo confira algumas fotos históricas da EAIP